POSTAGENS

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

#Rio2016

No dia 2 de outubro, Saulo e Camila, praticaram o nacionalismo a ferro e fogo, tanto que um estava de verde e o outro de amarelo para comemorar com o resto dos cariocas o que parecia uma final de copa do mundo, com o a vitória do Brasil sobre a Argentina: "AS OLIMPÍADAS 2016 É NOSSA!"

Camila: Bem, eu estava em casa, matando aula com uma dor de garganta demo... assistindo desde cedinho tudo detalhadamente ao vivo e comemorando cada eliminação como se fosse uma partida de futebol... e quando ouvi aquele "RIOW" com sotaque gringo (nem esperei o de janeirow) gritei HORRORES, quase perdi a voz, foi uma sensação indescritível, FOI MÁGICO! Orgulho imenso! E fui me emocionando mais e mais com cada cena que aparecia depois. Foi lindo! Só me vinha à cabeça a música "CIDADE MARAVILHOSA..." cantada assobiando, que foi o ritmo de um dos clipes! LINDO, LINDO! Agora é ver e torcer pro #RIO2016 ser ma-ra-vi-lho-so como é o RIO! O rio festeiro todo ORGULHOSO!

Saulo: Eu acompanhei o início da cerimônia em casa, junto com a minha avó, pela TV. Assisti Paris e Tóquio serem eliminadas e tive que sair pra trabalhar antes do anúncio final. Fui para o trabalho procurando qualquer vestígio sobre o resultado. Quando o anúncio saiu, eu estava no metrô, foi uma gritaria só, todo mundo comemorando! Foi demais, ver as pessoas unidas, felizes e orgulhosas por sua cidade. Eu confesso que não sou muito patriota, mas fiquei MUITO feliz e estou super animado! Já até me inscrevi pra ser voluntário, rs. Então que venham os jogos! #Rio2016


Projeto Rio 2016:

A campanha apresentada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para as olimpíadas Rio 2016 teve como objetivo mostrar que a cidade era perfeita para a realização dos jogos. Além de declarar que o Rio de Janeiro é a única cidade que tem mais da metade das suas instalações já prontas pra receber os jogos, instalações essas modernas e recém construídas, além das reformas de instalações como Maracanãzinho e o Maracanã, o COB adiantou vários dados do Rio 2016. Algumas delas são:


· Sua realização se daria entre 5 a 21 de agosto, para os Jogos Olímpicos e 7 a 18 de setembro para os Jogos Paraolímpicos. A justificativa são as condições climáticas favoráveis a prática de esportes. As férias escolares que normalmente são em julho, se dariam em agosto, excepcionalmente.

· De acordo com o projeto, 11 instalações serão construídas e 4 serão temporárias.

· Por enquanto, o orçamento do projeto dá conta das reformas das instalações já existente, construção de novas e montagem de instalações temporárias com um custo total de US$508 milhões, cerca de R$1 bilhão.

· Novamente a Barra da Tijuca será a região que concentrará a maior parte dos Jogos, com 56% das instalações (20 modalidades).

· Além das competições, a Barra sediará, também, o Parque Olímpico, a Vila Olímpica, as duas Vilas de Mídia, o Centro Principal de Imprensa (MPC), o Centro Internacional de Rádio e Televisão (IBC) e os Hotéis Oficiais do COI e do IPC.

· Com a criação do Parque Olímpico, anuncia-se, então, o fim do Autódromo Nelson Piquet. O Rio perderá esse autódromo, mas, ganhará outro mais moderno, naturalmente, em Deodoro ou Santa Cruz. Quem sabe a F1 não venha pro Rio com esse novo autódromo também?!

· Dentro desse Parque Olímpico, uma coisa será construída nele, independentemente do Rio sediar, ou não, os jogos: Centro Olímpico de Treinamento.

· Além da Barra, as competições se darão, também, em outras 3 regiões: Copacabana, Maracanã e Deodoro.

· Em Deodoro, o projeto Rio 2016 pretende construir também um Parque Radical, pra praticas de esportes radicais durante os jogos como caiaque slalom, ciclismo BMX e ciclismo mountain bike. Após os jogos, serão construídas outras instalações esportivas voltadas para o público jovem.


O Rio de Janeiro e os cariocas estão radiantes, em um espaço de tempo menor que 10 anos teremos 3 explosões de alegria esportiva.

Em 2007 tivemos o Pan-Americano e ParaPan-Americano, que a trancos e barrancos foi um "sucesso". Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será no Brasil, com uma probabilidade ENORME, de termos a final da Copa do Mundo no MARACANÃ. E em 2016, teremos os Jogos Olímpicos! Tendo o Rio vencido á disputa para sediar o evento de cidades como: Paris, Madrid, Tóquio e Chicago.



Balanço Geral:



Camila: Eu, como torcedora fanática e amante dos mais diversos esportes, estou animadíssima. ÓBVIO e evidente que faltam 7 anos, e 7.000.000 de coisas a serem melhoradas na cidade; em relação a isso o que nos resta é cobrar agilidade dos governos e fiscalização da verba, e torcer pra que o Rio fique maravilhoso de verdade. Eu estou empolgadíssima com o #Rio2016, com a #Copa2014 e com qualquer evento esportivo que esses dois mega-eventos também vão trazer pra cá. É isso ae, torcer pra estar viva e aproveitar. LIVE YOU PASSION e “vamo que vamo” cariocas! ;D


Saulo: Sim, eu fiquei/estou muito animado com a vitória do Rio de Janeiro, mais do que eu mesmo esperava. Mas, todo pró, tem um contra e o Pan foi um exemplo. As obras ficaram prontas muito em cima da hora, foi tudo muito corrido. E o pior, mesmo após os jogos, muitas das unidades construídas/reformadas não estão sendo aproveitadas da forma com que deviam e algumas foram praticamente fechadas. Ou seja, o dinheiro saiu dos cofres públicos, mas a população quase não tem acesso a essas unidades. Espero que isso não aconteça novamente, após as Olimpíadas.

Outro detalhe é o fato de que as obras do projeto Olímpico foram muito mal distribuídas (Exemplo: 50% das construções se localizam na Barra da Tijuca), o que vem causando muitos debates e não-aceitação por parte da população.

Mais um fato importante, é o projeto de transporte, que prioriza os veículos sobre pneus, que não são modernos, geram poluição e não comportam a quantidade necessária de pessoas num único veículo.

Há "pouco tempo" o Metro Rio criou uma interessante linha Copacabana-Barra, mas, claro, suscetível ao trânsito. O projeto Olímpico timidamente visualiza a criação do metrô na Barra, obra que, pelo meu conhecimento do assunto (e anos de experiência como “ouvinte de promessas não cumpridas”), duvido que seja criada. O que a cidade precisa de um sistema sobre trilhos de qualidade, interligando aeroportos e rodoviária, eles são mais seguros, rápidos e ecologicamente mais corretos. Bom, o que nos resta agora é esperar e como a Camila falou cobrar agilidade dos governantes e fiscalizar as verbas, para que os jogos sejam realmente um sucesso.


#YesWeCréu






0 comentários: